Atividade: Fauna e Flora


Atividade: Concepções sobre fauna e flora através do vídeo: Um lugar inesquecível: conhecendo a Serra e Anchieta
Público alvo: 5º ano do ensino fundamental
Objetivos:
·         Compreender o conceito de fauna e flora;
·         Identificar a biodiversidade, fauna e flora, presentes no vídeo;
·         Identificar a presença da vegetação e flora nativa no lugar de vivencia;
·         Conhecer os usos realizados pelas populações residentes, os usos sustentável da fauna e da flora e se ocorre degradação;
·         Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.


Atividades
1ª- Inicialmente faremos uma roda de conversa afim de que saibamos sobre os conhecimentos prévios dos alunos. Através da conversa explicaremos sobre o vídeo e o seu objetivo, relatando que se trata de ambientes diferentes, lago e o rio.  E fazendo perguntas do tipo:
·         Tem diferença entre rio e lago? Se sim, qual seria tal diferença?
·         O que seria a fauna pra vocês? E a flora?
·         O que mais chama a atenção? A fauna ou a flora?

E demais perguntas que forem surgindo ao longo da conversa.

2ª – Depois da conversa inicial mostrar o vídeo e falar sobre a diferença entre rio e lago e também sobre a concepção de fauna e flora.


Informações importantes:
No território brasileiro existe uma enorme variedade de plantas e animais. Eles são muito importantes para o equilíbrio da natureza. Mas também são importantes para o homem que se utiliza deles para sua própria vida.
Você sabe o que é fauna?
Fauna é o conjunto das espécies animais. Cada animal é adaptado ao tipo de vegetação, clima e relevo da região onde vive.
Como se sabe, a fauna tem importância fundamental no equilíbrio dos ecossistemas em geral, pois muitos animais são vitais à existência de muitas plantas, pois se constituem no elo de procriação já que são seus agentes polinizadores, como no caso dos beija-flores, insetos como borboletas, besouros, abelhas etc. muitos animais são dispersores de sementes que necessitam passar por seu trato intestinal, como muitos mamíferos, sem contar que praticamente todos os animais são excelentes agentes adubadores e também tem sua importância na cadeia alimentar.
Dessa forma a fauna tem importância primordial na existência e desenvolvimento das áreas naturais, o que vale dizer ainda que são produtores indiretos dos benefícios econômicos que a exploração da madeira, frutas, resinas florestais, entre outros, podem proporcionar aos homens.
Assim, podemos concluir que a fauna tem importância vital para a manutenção da biosfera da terra e conseqüentemente para o ser humano e sua preservação é primordial para mantermos a qualidade de vida do planeta, bem como a própria vida no planeta
Você sabe o que é Flora?
População vegetal de um lugar determinado ou de certa época. O termo inclui, geralmente, todas as plantas de uma região ou de determinado período geológico. A flora é condicionada por diversos fatores do clima e do solo.
Entre os primeiros, devemos considerar a umidade do ar, temperatura, a luz, a ventilação etc. Entre os segundos, figuram as qualidades físicas e químicas do solo. Este pode ser de granulação grossa ou fina, arenoso ou argiloso. Os solos arenosos são bem drenados e arejados. Os argilosos podem ser compactos, mal drenados e alagados em certas épocas, podendo ao contrário ser muitos secos em outras ocasiões. É da interação dos fatores climáticos (referentes ao clima) e edáficos (referente ao solo) que resulta a possibilidade de existir, em certo lugar determinada época, uma dada floresta, isto é, o conjunto de espécies vegetais, espontaneamente desenvolvida.


Vamos definir melhor esses conceitos.
O Rio:  É uma corrente natural de água que flui continuamente. Desemboca no mar, num lago ou até em um outro rio.
A Lagoa: É uma porção de água cercada por terra. Diferente do que muitos pensam, em conceito, a lagoa é menor do que um lago.
O Lago: Tem a estrutura de uma lagoa, porém, conceituadamente apresenta um tamanho maior. Além disso, o lago é uma depressão natural, sua água pode ser proveniente de chuva, de uma nascente local, ou de um curso de água.

3ª – Retome com os alunos a discussão iniciada anteriormente sobre a fauna e a flora, e peça aos alunos que identifiquem de que região é o vídeo e se eles encontram elementos da fauna e da flora, é importante que os alunos anotem todas as descobertas no caderno, em seguida converse com alunos que tipo de vegetação aparece no vídeo, quais os animais que habitam na região, e qual a importância dessa biodiversidade para a vida da população.
 Elaborar uma atividade com os alunos, através de uma maquete. A sala será dividida em dois grupos, um grupo ficaria responsável pela maquete do lago do Circuito de Turismo da Serra e a outra sobre o Rio Benevente de Anchieta. Mas antes de iniciar a confecção da maquete, todos os alunos deveriam fazer um esboço de como seria a maquete, depois de feito um esboço escolheríamos qual foi o melhor esboço e que será usado como modelo.
– Exposição do trabalho para a escola, com cartazes sobre o que fora trabalhado e cartazes com fotos de todo o desenvolvimento do projeto.
– Para finalizar o trabalho proporíamos um passeio com os alunos ao Circuito de Turismo da Serra e ao Rio Benevente em Anchieta. 
Para conhecer um pouco mais dos ambientes apresentado no vídeo, é interessante que o professor leve os alunos para fazer uma visita ao local.
É importante que antes da visita, o professor trace um roteiro, conversando com os alunos, que o local a ser visitado será o ambiente apresentado no vídeo.
No roteiro deve conter horário da visita, duração, professores responsáveis, objetivo. Um dia antes da visita, é importante que o professor debata com a turma quais perguntas terão de responder com o trabalho. Organize a ficha de observação com espaços para fotos, textos e esboços. Peça aos alunos que levem: caderno e máquina fotográfica.
 Antes da visita, discuta com os alunos o que devem observar como: tipo de árvores, plantas em geral, animais, como é o solo, preferencialmente anotando nomes e tirando dúvidas com o professor.  Durante a visita, oriente-os para que observem as relações entre animais e plantas e anotem também no caderno e registre tudo com a máquina fotográfica.

Obs: Ao longo dos trabalhos se novas idéias surgirem podemos acrescentá-las ao nosso projeto sobre a fauna e a flora.

Avaliação
A avaliação levará em consideração a participação dos alunos durante as atividades.
Referências:
EXITUS, enciclopédia de ciência e tecnologia. São Paulo. 1982. p. 263.
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/brasil/fauna-e-flora-brasil. php- Acessado em: 04 /11 /2011