WEBQUEST: Rádio como apoio pedagógico

Rádio
Uma ferramenta aliada à educação.

  • Como o rádio pode auxiliar o ensino de geografia, numa turma de 3° ano, do município de Anchieta?


Introdução
Esta webquest é destinada aos alunos das series iniciais do ensino fundamental, tendo como foco o rádio.
Segundo Tenório da Silva (2008) o rádio é um veiculo de grande abrangência, de baixo custo e é capaz de transmitir informações de maneira rápida, bem como propiciar a inserção do aluno nas tecnologias, sendo utilizado para a fomentação de consciência crítica e maior absorção do conteúdo.
Essa webquest é destinada também aos demais interessados nesse tema.

Tarefa
A primeira fase dessa temática se baseia na introdução do conceito de rádio como apoio educacional, na qual o professor conscientizará os alunos da importância de utilizar as multimídias em sala de aula, tornando-se esta ferramenta uma aliada do processo de ensino aprendizagem.
Depois de ter feito essa breve apresentação a professora explicará que a partir desse tema os alunos se reunirão em grupos de 4 pessoas, para desenvolverem pesquisas relacionadas a temas vinculados na rádio local, como desenvolvimento da cidade e festas populares.
Serão vários grupos, sendo que dois ou três terão o mesmo tema, mas dando olhares diferentes.
1ª atividade: Visita a rádio local de Anchieta, SIM FM.
2ª atividade: Escuta da programação da rádio relacionada ao tema.
3ª atividade: relato (geral) de tudo o que ouviram e viram, impressões, descobertas e desafios.
4ª atividade: apresentação para a sala do que fora pesquisado e da visita
5ª atividade: exposição na feira cultural

Processo
Essas atividades serão desenvolvidas ao longo de um mês, sendo que cada atividade será feita em dia específico de cada semana.
·      Na primeira semana as crianças acompanhadas da professora responsável farão uma visita à rádio local da cidade, na qual elas conhecerão o ambiente da rádio, os funcionários e todo funcionamento da mesma e também conversarão sobre como as informações são tratadas antes de chegarem à população. Após esse primeiro contato as crianças divididas em grupos começarão suas respectivas pesquisas.
Os grupos responsáveis pelo tema “Crescimento da cidade” farão uma entrevista como o locutor da estação responsável por esse tema, laçando algumas perguntas sobre:
a)      Economia da cidade;
b)      População;
c)      Obras realizadas;
d)     Turismo entre outras perguntas.
Os grupos responsáveis pelo tema “Festas Populares” farão uma entrevista com o locutor da estação responsável pela divulgação das festas na cidade e conversarão sobre:
a)      O calendário de festas;
b)      Que tipos de festas acontecem na cidade;
c)      A importância dessas festas;
d)     Os locais onde acontecem;
e)      Quem patrocina;
Obs: Os alunos relatarão tudo por escrito a respeito da visita.
·      Na segunda semana as crianças se encarregarão de ouvir a programação da rádio a respeito do seu tema de pesquisa, e assim irão através da programação trazer novos elementos para a pesquisa.
Na terceira semana inicialmente a professora proporá uma conversa com os alunos a respeito da pesquisa como um todo, impressões, descobertas e desafios.
Em seguida cada grupo apresentará os dados da pesquisa em cartazes ou slides, como os alunos preferirem e também de acordo com os recursos da escola, para toda a turma.
Na quarta semana que será o fechamento das atividades, os alunos farão uma exposição da pesquisa para toda a escola e comunidade.

Recursos
Para realização da pesquisa será necessário:
Visitar a rádio local da cidade;
Escutar a rádio.

Perspectivas
A meta deste projeto é estruturar um núcleo de comunicação de rádio com finalidade pedagógica. Para isso este projeto prevê a implementação de projeto rádio escolar. As etapas deste projeto consistem em criar condições para treinamento e formação de equipes de comunicadores no intuito de tornar possível o uso da linguagem radiofônica no processo de ensino escolar, colaborar como ferramenta de transmissão de conhecimentos interdisciplinares, permitir (aproximar) o acesso a informação cotidiana e de utilidade publica, construir modelo operacional para tornar o projeto núcleo de comunicação permitindo assim a realização de produções que possam atender as necessidades internas e da comunidade ao redor além de estimular a produção de materiais de apoio pedagógico.

Vantagens
Em suma, o projeto rádio amplia a possibilidade na melhoria da qualidade de comunicação e concorre para auxiliar o processo de transmissão de conhecimentos. Além disso, cria condições para que o participante tenha uma experiência problema antes de sua atuação social, sobretudo, profissional. Disponibiliza técnicas e experiências para melhoria na habilidade de comunicação o que atingiria diretamente demandas de ensino. Portanto, implementar a linguagem de rádio no processo de ensino cria uma nova alternativa para estimular a melhoria da qualidade de educação e as condições de trabalhos dos profissionais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.

Avaliação
A avaliação levará em consideração a participação de todos os integrantes do grupo durante a pesquisa e também na apresentação do trabalho.

Conclusão
Espera-se que com essa webquest os alunos possam desenvolver a cidadania, a reflexão sobre os acontecimentos de seu município, tornando-se mais crítico da realidade em que vive, e assim, aproximando-se de um aprendizado mais consciente e adequado.

Além disso, espera-se que o aluno desenvolva dentro de si o interesse em pesquisas e no desenvolvimento da cidade.

Créditos
Keilla Priscilla Dias soares
Maria da Penha Nascimento dos Santos
Rosangela Maria de Oliveira Souza

Referências
http://epealufal.com.br/media/anais/619.pdf